top of page
EM CARTAZ

EM CARTAZ

Ena Lautert
Danúbio Gonçalves
Marilice Corona
Helena Kanaan
Paulo Amaral
Maristela Salvatori
Paulo Peres
Paulo Porcella

Fotógrafo Fernando Zago apresenta exposição “Amigos Artistas”, no Museu de Arte do Paço

O profissional fotografou importantes nomes

das artes do Rio Grande do Sul ao longo de mais de 20 anos

Fotógrafo especializado na reprodução de obras de arte para catálogos e livros, Fernando Zago já trabalhou, ao longo de anos, para um grande número de artistas gaúchos, dos quais se tornou próximo. O sentimento de amizade estimulou-o a fotografá-los em seus ateliês ou no StudioZ, de sua propriedade. O resultado pode ser visto na exposição “Amigos Artistas”, que ficará em cartaz até 19 de setembro no Museu de Arte do Paço, em Porto Alegre.

“Não se pode fazer retrato sem tomar em consideração o caráter e o aspecto do motivo. O retrato bem-sucedido exige uma combinação de conhecimentos técnicos, interesse pelas pessoas e compreensão das inibições criadas pela câmera”, diz Zago. As 34 fotos da mostra são em preto e branco, no estilo clássico, com fundos neutros, luz dura e alto contraste para ganhar mais expressividade.

O curador da exposição, José Francisco Alves, lembra que esse tipo de retrato, produzido por artistas, tem longa tradição na História da Arte. “Podemos referir os exemplos icônicos de Man Ray, Andy Warhol e Robert Mapplethorpe, que também imortalizaram colegas artistas. Por serem capturas feitas por um fotógrafo-artista, os registros transcendem a mera semelhança superficial, buscando momentos que vão além da instantaneidade”, declara Alves. 

 

Os homenageados

A galeria de mulheres artistas homenageadas é composta por Adriane Hernandez, Ana Norogrando, Clara Pechansky, Helena Kanaan, Lenir de Miranda, Maria Tomaselli, Marília Fayh, Marilice Corona, Maristela Salvatori e Zoravia Bettiol.

A dos homens é integrada por Alfredo Nicolaievsky, Britto Velho, Carlos Tenius, Carlos Wladimirsky, Eduardo Haesbaert, Hidalgo Adams, Hô Monteiro, José Carlos Moura, Luiz Gonzaga, Nakle, Paulinho Chimendes, Paulo Amaral, Paulo Porcella e Ricardo Aguiar.

                       

As Águas Selvagens 

 

Uma amostra sobre como as artes visuais absorveram e reelaboraram, em diferentes técnicas e linguagens, a enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul há um ano. Assim pode ser resumida a exposição “As Águas Selvagens”, que reúne 43 artistas sob a curadoria de Ana Zavadil, no Museu de Arte do Paço.

“As obras, sejam pinturas, fotografias, instalações, desenhos, arte têxtil, emocionam. São espelhos sensíveis da dor, da solidariedade e da resiliência que marcaram aquela tragédia. Elas nos tocam porque não apenas documentam os acontecimentos, mas também traduzem o impacto humano e emocional que escapou às estatísticas. São imagens potentes das enchentes e dos esforços de reconstrução”, ressalta Zavadil, ex-curadora chefe do MARGS e do MACRS, mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pela UFSM e professora de pintura e desenho.

 

Além de se expressar artisticamente, cada participante escreveu um texto que pode ser lido pelo visitante ao acessar um QR Code que acompanha a sua obra. Desta forma, numa demonstração de resistência, o prédio histórico do Museu de Arte do Paço, construído entre 1898 e 1901 e atingido pelas águas da enchente, agora serve de palco para essa mostra que reflete artisticamente sobre o fenômeno ocorrido há um ano.

Artistas Participantes

Alexandra Eckert, Andrea Brächer, Clara Figueira, Clara Koppe, Cleci A. Serpa, Cristie Boff, Denise Wichmann, Edson Possamai, Esther Bianco, Fátima Pinto, Fernanda Martins Costa, Gladis Coifman, Graça Craidy, Griseldes Vieira, Helena d’Avila, Helena Schwalbe, Isa Dóris Teixeira de Macedo, Isabel Marroni, Ivone Rabelo, Jane Maria, Juiara Barbizan, Jussara Moreira, Karina Koslowski, Kátia Werenzuk, Leandro Selister, Lisi Wendel, Lorena Steiner, Lu Gaudenzi, Mariana Voltolini, Marinelsa Geyer, Mary Marodin, Miriane Steiner, Mylène d’Huyer, Neca Lahm, Nilton Santolin, Patricia Schneider, Ricardo Giuliani, Sandra Gonçalves, Silvia Rodrigues, Simone Barros, Sirlei Hansen, Vera Carlotto e Yas Almeida.

 

Visitação até 20 jun 2025, seg a sex, das 9h às 17h

Museu de Arte do Paço - Praça Montevidéu, 10

Centro Histórico - Porto Alegre 

Entrada gratuita

VISITAÇÃO / CONTATO

VISITAÇÃO E CONTATO

Pinacoteca Aldo Locatelli

Paço dos Açorianos

Praça Montevidéu, 10

Centro Histórico - Porto Alegre

fone: [55] (51) 3289-8292

Segunda a sexta-feira

9h às 17h 

Obrigado! Mensagem enviada.

  • Blogger - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

AÇÕES EDUCATIVAS

A VENTURA DO MODERNO

Visitas guiadas à exposição em cartaz na Pinacoteca podem ser agendadas.

CONTATO:

acervo@portoalegre.rs.gov.br

[55] (51) 3289-8292

AÇÕES EDUCATIVAS

COLEÇÃO

A Pinacoteca Ruben Berta guarda, conserva, restaura, divulga e promove o acervo doado em 1971 pelos Diários Associados ao Município de Porto Alegre, desenvolvendo também atividades de fomento à produção artística local, à pesquisa, ao ensino e à formação de público em artes visuais.

COLEÇÃO
HISTÓRIA

HISTÓRIA DA

COLEÇÃO

Conheça a história da Pinacoteca Ruben Berta.

HISTÓRIA DA

CASA

Uma biografia para a Casa da Duque.

PUBLICAÇÕES

PUBLICAÇÕES

Utilize o Adobe Reader para uma melhor experiência.

Sem%2520t%25C3%25ADtulo_edited_edited.jp
ASSOCIAÇÃO

A Associação das Pinacotecas de Porto Alegre – AAPIPA-  foi fundada em 2016 por um pequeno número de cidadãos  dispostos a uma tomada de ação efetiva em prol do desenvolvimento e difusão do circuito das artes na cidade de Porto Alegre. Seu engajamento se materializa no apoio as ações  e projetos das Pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli da Secretaria da Cultura da capital gaúcha e da Pinacoteca Fundacred em vias de passar á administração municipal por comodato. A AAPIPA estimula por meio do trabalho de seus associados o exercício do voluntariado, e na medida que propõe e co-executa projetos e eventos de interesse das pinacotecas e da população cultiva o desenvolvimento do empreendedorismo cultural.

 

COMO

PARTICIPAR

DIRETORIA

PRESIDENTE

Heitor Luis Beninca Bergamini

VICE-PRESIDENTE

Sandra Marisa Esteve Echeverria 

 

 

VERACIDADE

A fotografia geralmente é associada à questão da realidade, ao registro de fatos históricos e ao congelamento de cenas como forma de eternizá-las. No entanto, a escrita com luz vai muito além disso. Cada fotógrafo (a), com sua bagagem cultural, sua história de vida e sensibilidade, acaba por revelar, através das lentes, um mundo da forma como o vê e sente. Uma imensidão de possibilidades é compactada e transportada para a finalização em um retângulo ou quadrado. 

No ato de “ver a cidade” experimenta-se um tempo mais perceptivo, mais descompromissado, demorado, poético, e até mesmo reflexivo. Partindo, assim, do pressuposto de que os artistas das lentes veem de forma singular a Capital gaúcha, a curadora e artista plástica Denise Giacomoni idealizou a exposição VERACIDADE como forma de celebrar os 252 anos de Porto Alegre. 

Nesse contexto, foram convidados mais de 30 artistas fotógrafos de Porto Alegre e arredores para integrarem esse evento de homenagem, que também conta com o consagrado Eurico Salis, apresentando duas obras fotográficas. Ao todo a mostra contém mais de 40 obras impressas em papel fotográfico fosco em preto, inúmeros tons de cinza e branco, no tamanho 90 x 90 cm, com molduras suaves, a fim de melhor destacar as imagens. 

Os trabalhos são exibidos no porão da “Prefeitura Antiga”, um local, cuja escolha decorreu da necessidade de promover o diálogo dos moradores da Capital e de seus visitantes com um dos seus edifícios históricos mais importantes, numa de suas dependências emblemáticas, embora pouco conhecida. A mostra de fotos em preto e branco sobre Porto Alegre é uma rara oportunidade para “ver a cidade” de uma forma intensa, diferente, ousada, reflexiva e carinhosa, numa agradável viagem visual em preto, cinza e branco, revelando detalhes, cenas inusitadas, cenários belos e aconchegantes.

 

exposição VERACIDADE

curadoria: Denise Giacomoni

produção: Gutemberg Ostemberg

design gráfico: Rafael M. Sgari

visitação: até 31 de maio de 2024, de segunda a sexta, das 9h às 17h

onde: Paço Municipal / Praça Montevidéu, 10 - Porto Alegre

 

(fotos da abertura da exposição: Ayla Dresch, Ana Laggazio e Vico Dalagnol)

 

participantes da exposição VERACIDADE

Alexandre Freitas

Ana Fernanda Tarrago

Andréa Barros 

Anelise Barra Ferreira

Ayres Potthoff

Bia Donelli

Cynthia Jappur

Denise Giacomoni

Douglas Fischer

Eduardo Scaravaglione

Eurico Salis

Fernando Pires

Gerson Turelly

Gutemberg Ostemberg

Guto Monteiro

Heloiza Averbuck

Jorge Lansarin

José Roque Guimarães

Karine Costa

Kathy Esposito

Laércio de Menezes

Leda Zimmermann

Luiz Filipe Varella

Marco Resende

Margaret Abreu

Maria Sallet Domingues

Martin Brugger Titton

Najara Silva

Nilton Santolin

Paulo Paim

Ruth J. Greco

Selmar Medeiros

Victor Ghiorzi

Vinicius Tabajara

Wanderlei Oliveira

William K Clavijo

 EXPOSIÇÕES ANTERIORES 

o despertar das formas >

de iberê a maqui >

notas de subsolo >

VISITAÇÃO / CONTATO

Pinacoteca Aldo Locatelli

Paço dos Açorianos

Praça Montevidéu, 10

Centro Histórico - Porto Alegre

fone: [55] (51) 3289-3643 

Segunda a sexta-feira

9h às 17h 

AÇÕES EDUCATIVAS

AÇÕES EDUCATIVAS

AGENDAMENTOS

Visitas guiadas às exposições da Pinacoteca Aldo Locatelli podem ser agendadas: 

acervo@portoalegre.rs.gov.br

[55] (51) 3289-3735

VISITA GUIADA

Visita de uma turma do Projovem Adolescente / FASC em 21 de março de 2018.

 

Veja o vídeo >

COLEÇÃO
HISTÓRIA

HISTÓRIA DA

COLEÇÃO

Conheça a história da Pinacoteca Aldo Locatelli.

HISTÓRIA DO PAÇO

Conheça a história do Paço

PUBLICAÇÕES
ASSOCIAÇÃO

A Associação das Pinacotecas de Porto Alegre – AAPIPA-  foi fundada em 2016 por um pequeno número de cidadãos  dispostos a uma tomada de ação efetiva em prol do desenvolvimento e difusão do circuito das artes na cidade de Porto Alegre. Seu engajamento se materializa no apoio as ações  e projetos das Pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli da Secretaria da Cultura da capital gaúcha e da Pinacoteca Fundacred em vias de passar á administração municipal por comodato. A AAPIPA estimula por meio do trabalho de seus associados o exercício do voluntariado, e na medida que propõe e co-executa projetos e eventos de interesse das pinacotecas e da população cultiva o desenvolvimento do empreendedorismo cultural.

 

COMO

PARTICIPAR

DIRETORIA

PRESIDENTE

Heitor Luis Beninca Bergamini

VICE-PRESIDENTE

Sandra Marisa Esteve Echeverria 

 

© 2018. Criado por didijuca.com para PINACOTECAS DE PORTO ALEGRE.

bottom of page