exposições anteriores

Secretaria Municipal da Cultura, Coordenação de Artes Plásticas e AAPIPA apresentam:

emilio sessa - tempo de lembranças

O Instituto Cultural Emilio Sessa (ICES), criado em homenagem ao artista italiano Emilio Sessa (Bergamo, 1913-1990) comemora seus 10 anos de existência e apresenta um perfil pouco conhecido desse artista que são suas obras de cavalete.  

Seu reconhecimento está mais associado à pintura mural realizada em igrejas no RS, SC e SP, e algumas delas em companhia de seu conterrâneo Aldo Locatelli, mais especificamente os murais da Catedral de São Francisco de Paula em Pelotas. Sessa estudou na Escola de Arte Aplicada Fantoni e na Oficina de Arte de Fermo Taragni, em Bergamo, mas a familiaridade com a arte sacra já vinha da infância quando auxiliava seu pai na decoração de igrejas e casas.  

 

Aqui estão pinturas, aquarelas e desenho nas quais o artista pode expressar sentimentos que a pintura mural religiosa nem sempre permitia, são paisagens urbanas, cenas rurais, marinhas, naturezas mortas executadas tanto no período em que residiu no Brasil (1948-1965), como após seu regresso à Itália.

 

Suas experiências de vida, consolidadas em memória afetiva, tornavam-se motivações transpostas em obras como se constata em Inverno em Veneza e Gôndolas de Veneza, realizadas em Porto Alegre, e nesse período o artista não havia voltado à Itália. Tratava-se, pois, da Veneza que permanecia preservada em sua memória e reavivada para compensar a ausência de sua terra. Da mesma forma, o nosso sul é relembrado quando, estando em Bergamo, ele pinta o Braço do Guaíba e Paisagem Gaúcha.

 

Emilio Sessa é herdeiro direto da clássica figuração italiana e claramente uniu sensibilidade à habilidade e à técnica em composições exemplares. O artista sempre foi avesso a mostrar suas obras de cavalete e essa atitude colaborou para que as mesmas ficassem adormecidas. Considerando sua postura intimista, lhe dedicamos um olhar respeitoso, como integrante de nossa produção local nos desdobramentos que a arte abrange.

 

                                                                                             Curadoria   Blanca Brites

                                                                                                  Pesquisadora/IA-UFRGS

© 2018. Criado por didijuca.com para PINACOTECAS DE PORTO ALEGRE.