top of page
GALERIA DE IMAGENS

Secretaria Municipal da Cultura, Coordenação de Artes Plásticas e AAPIPA apresentam:

MARESIA


 

É uma das marcas da cultura porto-alegrense, assim que as temperaturas ficam gradativamente mais elevadas, acorrer ao litoral. Saudades da maresia, ali, a uma distância segura da capital desprovida do tempero do mar. Para quem fica ou chega com os olhos ainda lembrados do mar, a Pinacoteca Aldo Locatelli apresenta uma exposição de marinhas.

 

Na pintura, o gênero denominado marinha não é restrito à representação das paisagens litorâneas e dos diferentes tipos de embarcações. Como conceito ampliado, inclui também lagos, rios e estuários. Desde a Antiguidade objetos decorativos já estampavam estas imagens, mas é somente a partir do final da Idade Média que começam a surgir pintores especializados no tema. Cercada pelo Guaíba, Porto Alegre também é digna de inspirar representações de marinhas. Veja as obras de Regina Silveira e Vicente Cervasio.

 

No entanto, a obra que é o exemplo mais sólido de marinha é a pintura holandesa “Rejalma” de Jeronimus Van Diest, datada de 1673 e a mais antiga do acervo municipal. Esta é uma oportunidade ímpar de apreciar uma tela que é sintomática do surgimento de uma clientela favorável para grandes artistas que se especializaram em pintar navios e o mar.

Ainda tem mais para quem quer um pouco do mar no coração de Porto Alegre. Integrando a mostra estão expostas dezenas de pinturas assinadas por inúmeros artistas, brasileiros e estrangeiros que por diferentes caminhos estéticos abordaram a temática.

Visitação até 15 de março de 2019

bottom of page