EM cartaz
 
6. Tiberio do IA.jpg

Arte+Biografia:
Tibério no plural

 

      Abordar alguns aspectos da vida de Wilson Tibério, contextualizados com obras de outros artistas pertencentes aos acervos da Pinacoteca Aldo Locatelli e da Pinacoteca Ruben Berta. Esta escolha curatorial decorreu da escassa presença de trabalhos de Tibério em Porto Alegre: até o momento foram localizados apenas um autorretrato na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, uma cena de interior na Pinacoteca Aldo Locatelli e uma aquarela em coleção particular.

      De tal sorte que o diálogo com outros artistas surgiu como caminho possível para realizar esta exposição-homenagem. E da mostra participam também os artistas contemporâneos Leandro Machado e Gustavo Assarian, cujas recentes produções demonstram uma série de continuidades e aprofundamentos das temáticas abordadas de forma pioneira por Tibério desde a década de 1940.

      Tibério é um nome a ser lido no plural. Desconhecido para a maioria dos atuadores no campo das artes, o seu trabalho e sua biografia aos poucos estão sendo descortinados com a necessária reverência que deve ser concedida aos pioneiros, ou para aqueles transgressores situados nos entre-lugares, difíceis de localizar em movimentos e tendências.

      Mas um ponto de interesse o aproxima do olhar atual: a sua história e obra mostram estratégias antirracistas que antecederam às práticas contemporâneas. E é com o mesmo movimento dos dicionários ao potencializar palavras e ações que ganham novos significados que reproduzimos o texto da pesquisadora Francielly Dossin como se verbete fosse:

      “Tibério foi um artista (1916-2005) afro-brasileiro engajado no debate antirracista e colonialista do século XX. Pintor e escultor nasceu em Porto Alegre e mudou-se para o Rio de Janeiro, onde residiu até deixar o Brasil em 1947, quando com uma bolsa de estudos emigrou para a França. A partir da Europa viajou para diversos países como artista convidado, como a China e a União Soviética, e viveu longas temporadas na Costa do Marfim, no Senegal e na Itália. Em Paris se relacionou com importantes personagens da diáspora africana e do movimento Négritude.”

      Quando palavras e conceitos trafegam pela realidade sorrateiramente escapam dos dicionários e é aí se pode dizer que o porto-alegrense Tibério foi definido em vida e obra pela condição de ser negro. Recusou a uma humanidade subalterna, e mais do que um direito a vida, suas obras propunham o direito à existência. A diferença? Existir carrega sentidos.

Pedro Rubens Vargas

 

VISITAÇÃO E CONTATO

Pinacoteca Aldo Locatelli

Paço dos Açorianos

Praça Montevidéu, 10

Centro Histórico - Porto Alegre

fone: [55] (51) 3289-3735 

Segunda à sexta-feira

9h às 12h • 13h30 às 18h

Obrigado! Mensagem enviada.

  • Blogger - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
 

 EXPOSIÇÕES ANTERIORES 

AÇÕES EDUCATIVAS

AGENDAMENTOS

Visitas guiadas às exposições da Pinacoteca Aldo Locatelli podem ser agendadas:
acervo@smc.prefpoa.com.br

[55] (51) 3289-3735

VISITA GUIADA

Visita de uma turma do Projovem Adolescente / FASC em 21 de março de 2018.

 

Veja o vídeo >

 
 
 

HISTÓRIA DA

COLEÇÃO

Conheça a história da Pinacoteca Aldo Locatelli.

HISTÓRIA DO PAÇO

Conheça a história do Paço

 

PUBLICAÇÕES

A Associação das Pinacotecas de Porto Alegre – AAPIPA-  foi fundada em 2016 por um pequeno número de cidadãos  dispostos a uma tomada de ação efetiva em prol do desenvolvimento e difusão do circuito das artes na cidade de Porto Alegre. Seu engajamento se materializa no apoio as ações  e projetos das Pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli da Secretaria da Cultura da capital gaúcha e da Pinacoteca Fundacred em vias de passar á administração municipal por comodato. A AAPIPA estimula por meio do trabalho de seus associados o exercício do voluntariado, e na medida que propõe e co-executa projetos e eventos de interesse das pinacotecas e da população cultiva o desenvolvimento do empreendedorismo cultural.

 

COMO

PARTICIPAR

DIRETORIA

PRESIDENTE

Heitor Luis Beninca Bergamini

VICE-PRESIDENTE

Sandra Marisa Esteve Echeverria