top of page

EM CARTAZ

EM CARTAZ
Renato Rosa - divulgação
Cacaio Praetzel - foto Juliano Silveira
Gina Eichenberg - divulgação
Itamara Stockinger - divulgação
Geraldo Lopes - divulgação
Crédito da imagem: Magnólia Leão
Crédito da imagem: Magnólia Leão
Crédito da imagem: Magnólia Leão
Crédito da imagem: Magnólia Leão
Crédito da imagem: Magnólia Leão
Crédito da imagem: Magnólia Leão
Crédito da imagem: Magnólia Leão
Crédito da imagem: Magnólia Leão
Crédito da imagem: Magnólia Leão
Crédito da imagem: Magnólia Leão
Crédito da imagem: Magnólia Leão

Cinco Universos
 

Os artistas reunidos na exposição "Cinco Universos" exibem trabalhos recentes sob a curadoria da professora e artista visual Anete Abarno na qual demonstram suas relações entre forma, cor, espaço e tempo, realizadas dentro de um percurso individual. As características de uma arte gestual - com ritmo acelerado, nervoso e dinâmico - encontram-se nos contrastes e confrontos das abstrações de Itamara Stockinger. Exibindo um trabalho de composição geométrica com linhas e formas planejadas, Cacaio Praetzel comparece com criações sóbrias e enigmáticas em pinturas com clara e evidente objetividade, formas limpas, clean. A permanente pesquisa fotográfica de Geraldo Lopes através de suas viagens internacionais traz a vitalidade da Natureza captada em sua essência visual e exala uma poética especial em formas e cores inusitadas. A pintura de Gina Eichenberg é uma reflexão sobre os temas florais em sua cuidada expressão rítmica. Renato Rosa explora as possibilidades de imagens florais em cores fortes e puras em composições evidenciadas pela fonte de inspiração matisseana. O grupo expositor presta homenagem ao desenhista Marcos Noronha exibindo retratos - dos anos 1960 - no ano que completaria 80 anos.

 

Cinco Universos ou Cinco Continentes

Cinco continentes ou cinco ilhas que se intercomunicam na verdade são terras férteis onde germinam as potencialidades de cada um destes cinco artistas. A produção individual traz essa rede de tempos divergentes, convergentes e paralelos.

Um modelo do universo ou de um atributo do universo particular onde as buscas pelas possibilidades e impossibilidades se mesclam e aparecem no fazer e nos resultados das suas obras, reafirmando o infinito dos caminhos das manifestações visuais.

Vemos cores, linhas, formas, manchas que transformam espaço e tempo em histórias únicas. Histórias que mergulham na observação, no sonho, na cultura, na abstração e no sentir interior. Conseguimos assim, ao percorrer com nosso olhar a produção destes artistas, perceber e identificar os temperamentos diversos e as afinidades.

Geraldo Lopes, Gina Eichenberg e Renato Rosa, com florações, encontram suas afinidades nesse tema enquanto Itamara Stockinger e Cacaio Praetzel divergem formando pontas distintas em abstrações, ela, mais dramática; ele, geometrizado, mais cerebral.

Assim, cinco universos distintos exibem as formas de ver e representar o mundo e que sempre pode ser reordenado de todas as maneiras possíveis, é o grande milagre da arte!

 

Anete Abarno, out 2023

 EXPOSIÇÕES ANTERIORES 

o despertar das formas >

de iberê a maqui >

notas de subsolo >

VISITAÇÃO / CONTATO

Pinacoteca Aldo Locatelli

Paço dos Açorianos

Praça Montevidéu, 10

Centro Histórico - Porto Alegre

fone: [55] (51) 3289-3735 

Segunda à sexta-feira

9h às 12h • 13h30 às 17h

AÇÕES EDUCATIVAS

AÇÕES EDUCATIVAS

AGENDAMENTOS

Visitas guiadas às exposições da Pinacoteca Aldo Locatelli podem ser agendadas: 

acervo@portoalegre.rs.gov.br

[55] (51) 3289-3735

VISITA GUIADA

Visita de uma turma do Projovem Adolescente / FASC em 21 de março de 2018.

 

Veja o vídeo >

COLEÇÃO
HISTÓRIA

HISTÓRIA DA

COLEÇÃO

Conheça a história da Pinacoteca Aldo Locatelli.

HISTÓRIA DO PAÇO

Conheça a história do Paço

PUBLICAÇÕES
ASSOCIAÇÃO

A Associação das Pinacotecas de Porto Alegre – AAPIPA-  foi fundada em 2016 por um pequeno número de cidadãos  dispostos a uma tomada de ação efetiva em prol do desenvolvimento e difusão do circuito das artes na cidade de Porto Alegre. Seu engajamento se materializa no apoio as ações  e projetos das Pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli da Secretaria da Cultura da capital gaúcha e da Pinacoteca Fundacred em vias de passar á administração municipal por comodato. A AAPIPA estimula por meio do trabalho de seus associados o exercício do voluntariado, e na medida que propõe e co-executa projetos e eventos de interesse das pinacotecas e da população cultiva o desenvolvimento do empreendedorismo cultural.

 

COMO

PARTICIPAR

DIRETORIA

PRESIDENTE

Heitor Luis Beninca Bergamini

VICE-PRESIDENTE

Sandra Marisa Esteve Echeverria 

 

bottom of page