EM cartaz
ACERVO DIALOGADO

 Sobre a arte do isolamento:uma Pinacoteca para ser relida em tempos de pandemia

   Uma seleção de obras de arte da Pinacoteca Ruben Berta que podem ser relacionadas ao momento atual será disponibilizada nas redes sociais a partir de 30 de junho. Trata-se de pinturas, gravuras e desenhos produzidos por artistas brasileiros e estrangeiros entre 1943 e 1966. Ou seja, muito antes do atual contexto de pandemia, mas que sugerem aspectos convergentes à perplexidade que a todos assombra e ao rearranjo das interações sociais deste trágico ano de 2020.

   Os trabalhos serão acompanhados por poéticas provocações visando estimular releituras. A ideia surgiu durante o fechamento temporário do museu em função do isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus e recebeu o nome de “Acervo Dialogado”. A partir deste projeto, os agora virtuais espectadores serão desafiados a criar novos trabalhos, inspirados ou em diálogo com estas obras pertencentes ao acervo. Para as pessoas portadoras de deficiência visual a Pinacoteca oferecerá acesso a audiodescrições das obras em seu site.

  E vale recorrer a todo tipo de técnica ou linguagem para criar novas obras. Pode ser fotografia, colagem, gravura, pintura, poesia, vídeo, áudio, linguagem brasileira de sinais ou qualquer outro meio expressivo. A intenção é expandir as possibilidades de releituras do acervo do museu e fomentar a manifestação das subjetividades no contexto de pandemia que a todos impacta. O compartilhamento das obras produzidas pelo público poderá ser pelo e-mail acervodialogado@gmail.com, ou pela publicação no perfil do Instagram da Coordenação de Artes Plásticas da Prefeitura de Porto Alegre. Todas estas inéditas criações serão imediatamente divulgadas nas redes sociais com a finalidade de criar um meio comunicativo entre a comunidade e o acervo público, aproximando assim a população com a Pinacoteca através de atividades lúdicas e artísticas.

EXPOSIÇÕES ANTERIORES

RB 061
RB 027
30_06
RB 059
AL_208
 

Pinacoteca Ruben Berta

Rua Duque de Caxias 973

Centro Histórico - Porto Alegre 
fone: [55] 
(51) 3289-8292

Segunda à sexta-feira

das 10h às 12h

e 13h às 18h

(último acesso às 17h30)

  • Blogger - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

AÇÕES EDUCATIVAS

A VENTURA DO MODERNO

Visitas guiadas à exposição em cartaz na Pinacoteca podem ser agendadas.

CONTATO:
educativo.pinacotecaspoa@gmail.com

[55] (51) 3289-8291

 

A Pinacoteca Ruben Berta guarda, conserva, restaura, divulga e promove o acervo doado em 1971 pelos Diários Associados ao Município de Porto Alegre, desenvolvendo também atividades de fomento à produção artística local, à pesquisa, ao ensino e à formação de público em artes visuais.

COLEÇÃO

 
 

HISTÓRIA DA

COLEÇÃO

Conheça a história da Pinacoteca Ruben Berta.

HISTÓRIA DA

CASA

Uma biografia para a Casa da Duque.

 

PUBLICAÇÕES

Utilize o Adobe Reader para uma melhor experiência.

 

A Associação das Pinacotecas de Porto Alegre – AAPIPA-  foi fundada em 2016 por um pequeno número de cidadãos  dispostos a uma tomada de ação efetiva em prol do desenvolvimento e difusão do circuito das artes na cidade de Porto Alegre. Seu engajamento se materializa no apoio as ações  e projetos das Pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli da Secretaria da Cultura da capital gaúcha e da Pinacoteca Fundacred em vias de passar á administração municipal por comodato. A AAPIPA estimula por meio do trabalho de seus associados o exercício do voluntariado, e na medida que propõe e co-executa projetos e eventos de interesse das pinacotecas e da população cultiva o desenvolvimento do empreendedorismo cultural.

 

COMO

PARTICIPAR

DIRETORIA

PRESIDENTE

Heitor Luis Beninca Bergamini

VICE-PRESIDENTE

Sandra Marisa Esteve Echeverria 

 

© 2018. Criado por didijuca.com para PINACOTECAS DE PORTO ALEGRE.