artistas mulheres: tensões e reminiscências

     “Artistas Mulheres: tensões e reminiscências” é uma proposta curatorial objetiva: exibir todas as artistas mulheres da Pinacoteca Ruben Berta em uma única exposição, uma vez que são apenas vinte e duas artistas com 25 obras.

     Doada à Prefeitura de Porto Alegre na década de 1970, a Pinacoteca Ruben Berta se caracteriza como um acervo fechado, ou seja, é constituída apenas pelas obras doadas no momento de sua criação e não realiza mais aquisições. A concepção desse acervo é parte da Campanha Nacional dos Museus Regionais idealizada pelo jornalista e colecionador de arte Assis Chateaubriand com o auxílio de Pietro Maria Bardi, que objetivava descentralizar o foco cultural do eixo Rio-São Paulo, possibilitando a criação de um repertório de arte visual brasileira. 

     Por outro lado, a seleção de obras acabou impondo um modelo de arte modernista que em muitas vezes se apropria de narrativas étnicas e de gênero sem permitir a determinados grupos o protagonismo de suas próprias histórias. Nesse sentido, através do projeto de pesquisa “Mulheres nos Acervos”, constatamos que enquanto outros acervos públicos de arte foram modificando o perfil das suas coleções através de novas aquisições, a Pinacoteca Ruben Berta chega aos dias de hoje como um retrato do período em que foi constituída, exibindo a menor representatividade de gênero dentre os acervos investigados. 

     A tônica que complexifica o projeto aqui apresentado é o convite feito a três artistas contemporâneas para que, a partir de um olhar para o acervo, proponham obras de sua autoria que tensionem as questões de identidade e representatividade. Logo, Mitti Mendonça, Pâmela Zorn e Virgínia Di Lauro, tornam-se interlocutoras das artistas aqui expostas e, cientes das questões tão caras ao nosso tempo, apresentam ativações plurais, considerando as inúmeras especificidades de discursos, de poéticas e da materialidade das obras. Desta forma, o acervo é colocado em diálogo com outras vozes, tornando possível o surgimento de novas relações, narrativas e experiências.


 

Cristina Barros

Marina Roncatto

Mel Ferrari

Nina Sanmartin

de 14/09/2019 a 23/11/2019

© 2018. Criado por didijuca.com para PINACOTECAS DE PORTO ALEGRE.