EM cartaz
DESENHO: FOTOGRAFIAS DE LUIZ CARLOS FELIZARDO
Luiz Carlos Felizardo (Porto Alegre, 1949) foi o artista homenageado do XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. Como parte da programação do prêmio, foi inaugurada na Pinacoteca Ruben Berta a exposição individual “Desenho: Fotografias de Luiz Carlos Felizardo”. A mostra retrospectiva busca apresentar a obra do fotógrafo porto-alegrense à luz daquela que é sua primeira referência estética: os desenhos do ilustrador francês Gustave Doré (1832-1883).
A proposta curatorial, assinada pelo artista Marco Antonio Filho, propõe que, antes da influência de fotógrafos como Edward Weston (1886-1858), Walker Evans (1903-1975) ou Frederick Sommer (1905-1999), o encontro com a obra de Doré, ainda na infância – através de livros como “A Divina Comédia” e “Don Quixote de la Mancha”, parte da biblioteca do pai do artista – foi a matriz que estruturou a essência da produção fotográfica empreendida por Felizardo a partir do final da década de 1960.
Nome central na produção artística da segunda metade do século XX no Brasil, Luiz Carlos Felizardo construiu ao longo de mais de cinco décadas uma obra de singular qualidade poética e estética no campo da fotografia. Em um período em que fotógrafos recém começavam a vislumbrar a possibilidade de ter sua produção legitimada enquanto arte, Felizardo teve seu trabalho reconhecido por museus e coleções tanto no Brasil quanto no exterior.
“Desenho” é o primeiro resultado de uma pesquisa aprofundada que vem sendo empreendida pelo artista, em parceria com Marco Antonio Filho, no acervo de mais de 18 mil negativos, cromos e fotografias digitais. Desta investigação, a mostra apresenta uma série de trabalhos inéditos, incluindo fotografias coloridas de diversas épocas – imagens que Felizardo, reconhecido pela excelência de sua obra fotográfica em preto e branco, até então manteve inéditas.
Por fim, Desenho também marca a primeira vez em mais de uma década, que serão expostas em Porto Alegre, cópias fotográficas analógicas feitas em laboratório pelo próprio artista. Nesta seleção, o público terá a oportunidade de apreciar todo o primor técnico do trabalho como laboratorista pelo qual Luiz Carlos Felizardo também é reconhecido.
A mostra ficará em cartaz até 12 de abril de 2024, com visitação de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.
EXPOSIÇÕES ANTERIOREs
VISITAÇÃO / CONTATO
Pinacoteca Ruben Berta
Rua Duque de Caxias, 973
Centro Histórico - Porto Alegre
fone: [55] (51) 3289-8292
Segunda a sexta-feira
das 9h às 12h
e 13h30 às 17h
AÇÕES EDUCATIVAS
A VENTURA DO MODERNO
Visitas guiadas à exposição em cartaz na Pinacoteca podem ser agendadas.
CONTATO:
[55] (51) 3289-8292
COLEÇÃO
A Pinacoteca Ruben Berta guarda, conserva, restaura, divulga e promove o acervo doado em 1971 pelos Diários Associados ao Município de Porto Alegre, desenvolvendo também atividades de fomento à produção artística local, à pesquisa, ao ensino e à formação de público em artes visuais.
A Associação das Pinacotecas de Porto Alegre – AAPIPA- foi fundada em 2016 por um pequeno número de cidadãos dispostos a uma tomada de ação efetiva em prol do desenvolvimento e difusão do circuito das artes na cidade de Porto Alegre. Seu engajamento se materializa no apoio as ações e projetos das Pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli da Secretaria da Cultura da capital gaúcha e da Pinacoteca Fundacred em vias de passar á administração municipal por comodato. A AAPIPA estimula por meio do trabalho de seus associados o exercício do voluntariado, e na medida que propõe e co-executa projetos e eventos de interesse das pinacotecas e da população cultiva o desenvolvimento do empreendedorismo cultural.
COMO
PARTICIPAR
DIRETORIA
PRESIDENTE
Heitor Luis Beninca Bergamini
VICE-PRESIDENTE
Sandra Marisa Esteve Echeverria