top of page
EM CARTAZ
EM cartaz
RB 007
RB 008
AL 839 IV+V+VI
AL 839 I+II+III
AL 742
AL 682
AL 393
AL 197
AL 175
AL 126
AL 107
AL 121
AL 044
AL 080
AL 077
AL 042
AL 028
RB 105
AL 031
AL 020
AL 021
RB 095
RB 066
RB 081
RB 070
RB 086
RB 054
RB 063
RB 045
RB 029
RB 022
RB 040

Mostra “A eloquência do olhar” mescla poesia e artes plásticas na Pinacoteca

A Pinacoteca Ruben Berta recebe a exposição “A Eloquência do Olhar”, que apresenta ao público a produção poética de treze escritores e escritoras a partir de obras dos acervos das Pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli. 

Com entrada gratuita, a mostra ficará três meses em cartaz, expondo, lado a lado, mais de 30 criações poéticas e os quadros que as inspiraram. A curadoria é do Grupo de Pesquisa Intersemioses Criativas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, sob a liderança do Prof. Dr. Altair Martins. 

– Na exposição, a imagem artística se torna matéria-prima da poesia e suas “leituras” são desdobradas em níveis de transposição, desde a mais fiel à mais rebelde, da imagem originária – explica Martins.

Ele acrescenta que são propostos três procedimentos, a partir das pesquisas do grupo: a écfrase, quando a escrita acerca de uma imagem se filia, com relativa fidelidade, à sintaxe visual de partida; a tradução, quando a escrita vai além da descrição da imagem; e a ficção, quando a escrita, sobremodo a poesia, elabora uma leitura transcendente, a partir do que “ultrapassamos ver”, afirmando as propriedades sugestivas da imagem.

Esses procedimentos constituem uma tática tanto de novas fruições das artes e da poesia quanto de criações futuras. A intenção é, por meio da escrita, proporcionar deleite de mão dupla pela habitação poética da arte. Assim, “A eloquência do olhar”, realizada pela Coordenação de Artes Visuais da Secretaria de Cultura de Porto Alegre, propõe um percurso de diálogo em relação às obras de arte livremente escolhidas pelos escritores-pesquisadores nas coleções das Pinacotecas – incluindo produções de artistas como Antônio Gutierrez, Britto Velho, Di Cavalcanti, Wilde Lacerda e Zoravia Bettiol, entre outros.

Durante o período da exposição serão realizadas oficinas de “olhares eloquentes”, nas quais os participantes produzirão poemas a partir da contemplação, da instrução e do exercício das “intersemioses criativas”.


 

🡪 visitação: até 26 jul 2024, seg à sex, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h

🡪 autorias dos poemas: Altair Martins, Ana Luiza Rizzo, Carina Corá, Ethienne Fogaça, Fernando Mantelli, Guilherme Azambuja Castro, Lê Mayer, Lúcia Xavier, Jéssica de Souza Barbosa, Juliane Vicente, Maristela Scheuer Deves, Raquel Soares, Rodrigo Bittencourt

PDF poemas: clique aqui

VISITAÇÃO / CONTATO

VISITAÇÃO / CONTATO

Pinacoteca Ruben Berta

Rua Duque de Caxias, 973

Centro Histórico - Porto Alegre 
fone: [55] 
(51) 3289-8292

Segunda a sexta-feira

das 9h às 12h

e 13h30 às 17h

  • Blogger - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

AÇÕES EDUCATIVAS

A VENTURA DO MODERNO

Visitas guiadas à exposição em cartaz na Pinacoteca podem ser agendadas.

CONTATO:

acervo@portoalegre.rs.gov.br

[55] (51) 3289-8292

AÇÕES EDUCATIVAS

COLEÇÃO

A Pinacoteca Ruben Berta guarda, conserva, restaura, divulga e promove o acervo doado em 1971 pelos Diários Associados ao Município de Porto Alegre, desenvolvendo também atividades de fomento à produção artística local, à pesquisa, ao ensino e à formação de público em artes visuais.

COLEÇÃO
HISTÓRIA

HISTÓRIA DA

COLEÇÃO

Conheça a história da Pinacoteca Ruben Berta.

HISTÓRIA DA

CASA

Uma biografia para a Casa da Duque.

PUBLICAÇÕES

PUBLICAÇÕES

Utilize o Adobe Reader para uma melhor experiência.

Sem%2520t%25C3%25ADtulo_edited_edited.jp
ASSOCIAÇÃO

A Associação das Pinacotecas de Porto Alegre – AAPIPA-  foi fundada em 2016 por um pequeno número de cidadãos  dispostos a uma tomada de ação efetiva em prol do desenvolvimento e difusão do circuito das artes na cidade de Porto Alegre. Seu engajamento se materializa no apoio as ações  e projetos das Pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli da Secretaria da Cultura da capital gaúcha e da Pinacoteca Fundacred em vias de passar á administração municipal por comodato. A AAPIPA estimula por meio do trabalho de seus associados o exercício do voluntariado, e na medida que propõe e co-executa projetos e eventos de interesse das pinacotecas e da população cultiva o desenvolvimento do empreendedorismo cultural.

 

COMO

PARTICIPAR

DIRETORIA

PRESIDENTE

Heitor Luis Beninca Bergamini

VICE-PRESIDENTE

Sandra Marisa Esteve Echeverria 

 

bottom of page