EXposições anteriores

Secretaria do Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Prefeitura de Porto Alegre e Companhia Zaffari apresentam:

A ventura do moderno

O cinquentenário da Pinacoteca Ruben Berta será assinalado com a exposição “A Ventura do Moderno”, que pretende divulgar ao público um conjunto de obras que expressam a potência criativa do modernismo, que marcou as mudanças na sociedade industrial em especial na primeira metade do século XX. A mostra promove o acervo da Pinacoteca e destaca a força da arte modernista como conceito gerador desta importante coleção.

Quem assina a curadoria é Regina Teixeira de Barros, historiadora da arte, curadora independente, especializada em arte moderna e doutoranda da USP. A exibição, a ser inaugurada em 13 de dezembro, apresentará mais de trinta obras da Pinacoteca, assinadas por artistas como Portinari, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Lasar Segall, Joaquim Lopes Figueira, Carlos Bastos e Carybé, além de nomes fundamentais no cenário rio-grandense, como Angelo Guido, Xico Stockinger e Glênio Bianchetti.

Durante a mesma será produzido um catálogo virtual contendo audiodescrições das obras, além de serem oferecidas visitas-guiadas em Libras ao público interessado. A partir de março serão promovidas ações educativas nas escolas públicas de Porto Alegre, buscando atender preferencialmente as localizadas nas regiões periféricas. A proposta contemplará oficinas para instrumentalizar e sensibilizar educadores e estudantes por meio de material pedagógico contendo informações sobre a experiência de visita à exposição. Também será realizada uma palestra sobre o modernismo no Brasil.

 

A exposição é patrocinada pela Companhia Zaffari, via Lei Estadual de Incentivo a Cultura, com apoio da Maison Forestier. A realização é da Secretaria Municipal da Cultura e Associação de Amigos das Pinacotecas de Porto Alegre.

de 13/12/2017 a 04/05/2018

© 2018. Criado por didijuca.com para PINACOTECAS DE PORTO ALEGRE.